WORLD TIMELINE: COLISEU DE ROMA / ITÁLIA

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

COLISEU DE ROMA / ITÁLIA




Viria a se tornar o grande símbolo do Império Romano com sua descomunal arena que chegou a comportar 70 mil pessoas. 
À NOITE, O COLISEU GANHA ILUMINAÇÃO ESPECIAL; MAS FIQUE DE OLHO NOS HORÁRIOS DE VISITAÇÃO:



SÓ SÃO PERMITIDO ENTRAR NO ANFITEATRO ROMANO DURANTE O DIA
UM DOS ÍCONES ARQUEOLÓGICOS – E TURÍSTICOS – MAIS FAMOSOS DO MUNDO, O COLISEU DE ROMA, O MAIOR ANFITEATRO DA CIDADE, COMEÇOU A SER CONSTRUÍDO NO ANO 72 D. C., PELO IMPERADOR VESPASIANO, PARA SER INAUGURADO OITO ANOS MAIS TARDE POR SEU FILHO TITO
VISTA NOTURNA DE BONDE COM O COLISEU ROMANO AO FUNDO
SE ESTIVER EM ROMA NA SEMANA SANTA, NÃO DEIXE DE TENTAR CONSEGUIR ASSISTIR À VIA SACRA COMANDADA PELO SANTO PADRE EM PESSOA. A TRADIÇÃO DE REALIZAR A PROCISSÃO NO COLISEU DE ROMA FOI RETOMADA NO SÉCULO 20 E GANHOU ARES DE SHOW QUANDO PASSOU A SER TELEVISIONADA

INTERIOR DO COLISEU, QUE PODE SER VISITADO
VISTA GERAL DA FACHADA DO COLISEU, QUE RECEBE TURISTAS ÁVIDOS POR CONHECER UM DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS QUE RELEMBRAM A ÉPOCA DE ESPLENDOR DO IMPÉRIO ROMANO
O PAPA BENTO 16 EM CELEBRAÇÃO ESPECIAL DA SEMANA SANTA, NO COLISEU DE ROMA

OS CORREDORES E AS GALERIAS DO COLISEU, O ANTIGO ESTÁDIO DAS MULTIDÕES
Elas tomavam assento para acompanhar lutas entre gladiadores, massacres entre animais ferozes, extermínios humanos e até batalhas navais, viabilizadas por toneladas de litros de água importadas de aquedutos. 
Há séculos as bárbaras orgias não fazem mais parte da programação, mas uma visita ao Coliseum, uma das Sete maravilhas do Mundo, continua a fazer o queixo de qualquer um cair.
A Cidade Eterna está cheia de coisas fresquinhas para fazer. Tem programas até pouco tempo atrás secretos,como os jardins do papa e os subterrâneos do Coliseu. Tem passeios por bairros pouco turísticos. Tem um delicioso tour alternativo mostrado no filme A Grande Beleza. ROMA, che te fa benne!
Não que ela precise, claro. Mas Roma, a milenar Roma, está cheia de novas atrações – que vão bem além do riff em torno de João Paulo II e João XXIII, os dois papas pop recém-canonizados. Sempre encantadora, sempre poética, sempre classuda em suas construções de tom ocre, a Cidade eterna agora oferece aos seus turistas embasbacados um punhado de programas que podem ser resumidos assim: maneiras até pouco tempo atrás restritas ou secretas de conhecer cartões-postais milenares.


É como se nós, curiosos turistas, de repente virássemos aqueles personagens do livro do Dan Brown, cheios de acessos exclusivos e visões das internas de pontos de visitação históricos. e, claro, bem longe da espera nas bilheterias para comprar ingresso lá do lado de fora.
Para começar, um velho conhecido, o popularíssimo Coliseu. Não, não tem nada de batido aqui. Muita gente não sabe, porque a divulgação não foi das melhores, mas desde novembro de 2011 dá para ir além do tour clássico pelas escadarias intermediárias do anfiteatro, depois de enfrentar filas gigantes. Com hora marcada previamente pela internet, dá para explorar os subterrâneos e as áreas mais altas das ruínas – o chamado terceiro anel.


Com outra diferença: aqui, um guia fica à disposição dos visitantes durante toda a hora e meia do passeio (há opções em italiano, inglês e espanhol). O tour tradicional, só com um audioguia pago à parte. Contando a história do anfiteatro construído no século 1 d.C. pelos imperadores Vespasiano e Tito, ela abria e fechava cadeados dos portões no caminho para nós, os privilegiados. Vimos o ponto onde as gaiolas com animais eram içadas para a arena e os corredores subterrâneos pelos quais chegavam os gladiadores que, logo acima, iriam matar ou morrer.
Por ali também passavam os imperadores a caminho da tribuna de honra. Nos dias de espetáculos, podia receber, for free, até 20 mil pessoas sentadas, no frenesi de comemorar uma vitória em batalha ou uma nova conquista. Fique sabendo também que a arena era multiuso – era capaz também de abrigar batalhas de barcos em miniatura, já que a estrutura permitia que todo o subsolo fosse inundado.


Depois fomos para a parte alta do Coliseu (o que exige algum preparo físico para vencer as escadarias). a paisagem lá do alto vale todos os suspiros e cliques. Dá pra ver o Coliseu em toda a sua grandeza e ainda levar, de graça, uma panorâmica sem igual dos arredores, como o Fórum imperial, o Fórum de Trajano, o monte Palatino – enfim, todos aqueles cartões-postais dos quais nunca nos cansamos.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO COLISEU
O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO.
foto - Baixaki
LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÔNICO.
ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO.
O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA.
BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.
foto - Faires
EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS MELHORES EXEMPLOS DA SUA ARQUITETURA. ATUALMENTE É UMA DAS MAIORES ATRAÇÕES TURÍSTICAS EM ROMA E EM 7 DE JULHO DE 2007 FOI ELEITA UMAS DAS "SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO". ALÉM DISSO, O COLISEU AINDA TEM LIGAÇÕES À IGREJA, COM O PAPA A LIDERAR A PROCISSÃO DA VIA SACRA ATÉ AO COLISEU TODAS AS SEXTAS-FEIRAS SANTAS.
EM DEZEMBRO DE 2011 FRAGMENTOS DA CONSTRUÇÃO PASSARAM A CAIR EM VÁRIOS DIAS. A CONSTRUÇÃO TEM 3 MIL FISSURAS CATALOGADAS E DEVE SER RESTAURADA.
fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação



CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


OS SONHOS QUE SONHEI
DE CAMINHONETE RUMO A BRASÍLIA
Estava num local onde havia várias pessoas. Nisto chegou o Silvério, de carro, e me chamou para ir ajudá-lo num serviço na cidade de Cláudio. Eles estavam numa caminhonete muito grande, que mais parecia um caminhão. Eu perguntei pra que um carro daquele tamanho. Ele disse que os equipamentos eram muitos. Quando fui subir na caminhonete, ele pediu que eu fosse dirigindo. Então sai dirigindo a caminhonete, só que não fui em direção à Cláudio, e sim em direção a Itaúna. Então perguntei a ele para qual praia a gente estava indo. Ele disse que não ia para praia e sim, para Brasília, pois tinha uma reunião com o presidente LULA. 


Eu perguntei se ele conhecia o LULA, ele disse que não, mas ia assim mesmo. Então percebi que na verdade ele só estava querendo passear em Brasília e fomos para a capital da república.



Nenhum comentário:

Postar um comentário